Portal O Mandacaru

Aluno do IFPI de São Raimundo Nonato é um dos finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática

Carlos Eduardo de Santana Bastos está entre os sete finalistas

Créditos: Divulgação. Carlos Eduardo de Santana Bastos está entre os sete finalistas Carlos Eduardo de Santana Bastos está entre os sete finalistas

Sete estudantes do Instituto Federal do Piauí estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade programador nível 2, destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes são dos campi Corrente, Picos, São Raimundo Nonato e Parnaíba.

A OBI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, além de promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental.

A competição é realizada em três fases (local, estadual e nacional) As provas da fase local e da fase estadual foram realizadas na escola onde o aluno realizou a inscrição. Em julho, serão divulgadas as sedes das provas da fase nacional. Na modalidade programação, os competidores podem submeter soluções nas seguintes linguagens de programação: Pascal, C, C++, Python, Java e Javascript.

O estudante Carlos Eduardo Bastos, do Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí, está entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

A preparação é vista pelo aluno de maneira bastante positiva. “Depois que comecei a participar da preparação para a Olimpíada consigo responder a maioria das questões que são passadas pelos professores das disciplinas na sala de aula”, disse Bastos. Revelou também o quanto a Informática tem ganhado importância na sua vida. “Desde o primeiro ano do curso eu percebi o quanto gosto de Informática. Hoje não me imagino estudando outra coisa. Tenho muita vontade de aprender mais, principalmente a parte de Algoritmo e Segurança”, complementou.

O bom resultado alcançado levou os docentes do curso de Informática a criar e desenvolver um curso de extensão com foco na preparação para a OBI dos próximos anos, que tem sido coordenado pelos professores Iallen Gabio Santos e Justino Duarte e colaboração do estudante Carlos Eduardo Bastos.

Confira a lista dos finalistas.

Lucas Gomes da Silva – Campus Corrente

Samuel de Oliveira Ribeiro – Campus Corrente

Thaliane Ramos Gomes – Campus Corrente

Carlos Eduardo de Santana Bastos – Campus São Raimundo Nonato

Carlos Victor Leão Almondes – Campus Picos

Haniel Amorim dos Santos Gomes – Campus Parnaíba

João Paulo da Silva Carvalho – Campus Parnaíba

Fonte: VejaSRN.COM

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru