Portal O Mandacaru

Carmelita Castro recebe Comenda; municipio paga a conta ?

A dúvida é se a Comenda recebida foi para a cidadã comum ou para a gestora.

Créditos: www.pi.gov.br Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Como parte da agenda de comemoração ao 195º Aniversário do Piauí, o Governo do Estado realizou na noite da quinta-feira (19/10/2017), no Teatro 4 de Setembro, a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença. A personalidades que foram destaques e contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do estado, receberam homenagens nas categorias Cavaleiro, Oficial, Comendador e Grã-Cruz.

Umas  das homenageadas foi a Sra. Carmelita Castro, atual prefeita de São Raimundo Nonato. Até aí, tudo bem! Aproveito a oportunidade para parabenizá-la pelo recebimento de tão nobre honraria.

O problema ocorre quando, ao analisar as prestações de contas da prefeitura, consta que a prefeita recebeu diária para participar de um evento que, a priori, entende-se que nada tem a ver com o municipio.

Na nota de empenho de Nº 1016018, datada de 16 de outubro de 2017, foi empenhado o valor de R$ 1.500,00 ( Hum mil e quinhentos reais) em favor da gestora municipal, para que a mesma participasse em Teresina, de um encontro com o governador do Estado no dia 17, no dia 18 um encontro com o secretário estadual de saúde e, finalmente, no dia 19, participar do evento em questão. A despesa foi liquidada e paga, no dia 14 de novembro de 2017. ( Cópia do documento segue abaixo). 

Diante do exposto, fica o questionamento: A Comenda da Ordem do Mérito da Renascença foi destinada à sua pessoa em particular, ou à sua pessoa como gestora ?

Sem querer emitir nenhum juízo de valor sobre a questão, e muito menos um julgamento prévio, seria interessante que a senhora prefeita esclarecesse o assunto aos saoraimundenses, os quais ela governa.

Ademais, por já estar em Teresina no dia do evento, a prefeita poderia, ao menos, em nome da economicidade, ter dispensado a referida diária.

A comenda piauiense foi criada em 1975 pelos intelectuais Armando Madeira Bastos e Arimatheia Tito Filho, que tiveram grande destaque na educação e cultura piauiense. A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.

Fonte: Redação/ Com informações do site do governo do Piauí
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru