Portal O Mandacaru

Ciclista pedala mais de 2.500 km em viagem de São Paulo ao Piauí

O piauiense pedalou de Itapevi-SP a Canavieira, no Sul do Piauí

Créditos: G1 Ciclista piauiense pedalou mais de 2.500 km (Foto: Reprodução/Tv Clube) Ciclista piauiense pedalou mais de 2.500 km (Foto: Reprodução/Tv Clube)

O ciclista Joel Duarte, 42 anos, chegou ao Piauí nessa segunda-feira (18) após viajar pedalando durante 12 dias, de Itapevi no interior de São Paulo até o município de Canavieira, Sul do Piauí, de onde é natural. Joel mora em São Paulo há 25 anos e realizou o sonho, como atleta, de chegar ao Piauí pedalando. O piauiense saiu do município de Itapevi, em São Paulo, no dia 6 de dezembro e pedalou cerca de 230 km por dia.

De acordo com Joel, foram diversas dificuldades para conseguir concluir o percurso, e uma delas foi enfrentar seis dias de chuva. “Foi um desafio pra mim mesmo, mas que foi bem superado. Saí na expectativa de chegar. Quando entrei no Piauí, senti a temperatura mudar, porém de São Paulo até a Bahia a temperatura foi estável por que teve muita chuva”, disse o atleta.

O ciclista disse que perdeu 3 kg durante todo o percurso e especialistas alertam que, para realizar trajetos longos, é preciso ter uma resistência elevada e muita maturidade na modalidade.

“Para o atleta ficar maduro no esporte, ele precisa ter muitos anos de prática. Provas de fundo [provas bastante extensas], como a que ele fez, requer experiência de atletas a partir de 35 anos de idade, então é preciso ter muita coragem e uma boa base fisiológica para pedalar tanto”, contou o educador físico Ângelo Saraiva.

Fonte: G1
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru