Portal O Mandacaru

Cultura e Defesa Civil, entenda suas prioridades

Entenda a diferença das prioridades entre as duas pastas que, levanta tanta discussão

Créditos: Reprodução Diversidade Cultural Diversidade Cultural

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil ou proteção civil (AO 1945: protecção civil) é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Dependendo do país e da época, a defesa civil é também referida por termos como "defesa passiva", "segurança civil" ou "gestão de emergências".

SECRETARIA DE CULTURA

A cultura é um importante meio de obtenção do conhecimento e mantém estreita relação com a educação. 

A conservação do patrimônio cultural é de interesse público, visto que ele representa a história de um local e de seu povo. Dessa forma, o Estado e a sociedade civil têm um papel essencial na formulação e implementação de políticas públicas que preservem este tão valioso patrimônio.

As cidades estão no centro da cultura, pois é nela que as ações culturais de fato se manifestam. Ao mesmo tempo, as decisões que podem interferir neste processo dependem também dos estados e da União. Portanto, cada uma dessas esferas deve realizar investimentos na proteção e no incentivo às práticas culturais.

COMENTÁRIOS

A reportagem decidiu realizar este pequeno esboço para distinguir a função de cada pasta, pois muitos críticos ao Festival Ópera da Serra da Capivara levantam com razão críticas para a falta de água em São Raimundo Nonato, mas o evento nada tem a ver com tal problema. A Secretaria de Cultura está promovendo o Festival e tem orçamento destinado para isso, portanto as críticas ao evento soam de modo inoportuno. A responsabilidade pela falta d'água é da Secretaria de Defesa Civil que, ainda não buscou resolver o impasse com a CODEVASF na liberação da verba para a construção da Adutora de Engate Rápido. 

O esboço é apenas para tirar algumas dúvidas.

Fonte: Da Redação

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru