Portal O Mandacaru

Deputado usa a saúde do Estado para fazer política e perseguir os adversários

Assis Carvalho disse que não tem nada a declarar

Créditos: Reprodução Assis Carvalho, Deputado Federal do PT Assis Carvalho, Deputado Federal do PT

O deputado federal Assis Carvalho (PT) é acusado de manipular o serviço de atendimento na saúde penalizando a população de municípios onde ele tem adversários políticos. O prefeito de Oeiras, José Raimundo, chegou a denunciar ao atual secretário de Saúde, Florentino Neto, que o município de Oeiras vem sendo prejudicado com as ações políticas do deputado.

“É uma politiquice sórdida”, disse o ex-prefeito B. Sá ao considerar, em visita ao Portal AZ, que Assis Carvalho transforma o sistema de saúde estadual num instrumento de fazer média política com a população, penalizando, entretanto, comunidades onde ele disputa o voto com adversários.

O gestor municipal chama a atenção do governador Wellington Dias e até de representantes do Ministério Público para a maneira discricionária como Assis Carvalho age em Oeiras. Para Carvalho, segundo a denúncia, pessoas ligadas aos seus adversários não têm acesso aos benefícios da saúde estadual.

O prefeito José Raimundo acusa o deputado de se valer dos subordinados, agasalhados em cargos comissionados ou funcionários  da própria Secretaria de Saúde, para fazer triagem no atendimento a pacientes que termina prejudicando os que moram em Oeiras e favorecendo até mesmo pacientes de outros municípios.

O ex-secretário de Saúde do Estado e hoje, presidente do Instituto de Águas, Francisco Costa, também é acusado de ser executor das ordens de Assis Carvalho e só direcionar atendimento, principalmente em pacientes que precisam de cirurgias eletivas, desde que sejam seus aliados.

Há suspeitas de que estejam usando recursos do SUS (do governo Federal) para a manipulação do atendimento em Oeiras e em outros municípios. Desmembrados de Oeiras, as cidades de Cajazeiras e Santa Rosa são bem atendidas, porque fazem parte dos ‘colégios’ eleitorais do deputado Assis Carvalho.

Procurado pelo Portal AZ, o deputado Assis Carvalho disse que não tem nada a declarar sobre a denúncia.

"Não tenho nada a dizer porque não conheço a denúncia. Então, pra mim, nada a declarar. Da minha parte só tem é muito trabalho. Eu só respondo denúncia com trabalho, não tem outro jeito".

Mutirão

O que mais chama a atenção, por levar a se suspeitar tratar-se de desvios de finalidade, são os mutirões que a Secretaria de Saúde realiza na região, que terminam sendo apenas objeto de promoção pessoal, porque o atendimento se restringe a poucas pessoas, principalmente em se tratando de cirurgias eletivas (de cataratas, por exemplo).

A Saúde estadual foi transformada em 11 Comissões Intergestoras Regionais (CIR), mas o tratamento que o Estado dispensa aos pacientes em Oeiras é diferenciado, pois, vai depender da proximidade do eleitor com o deputado federal do PT. Não há relação entre representantes da Secretaria Estadual de Saúde com os gestores municipais em Oeiras.

Fonte: portalaz.com.br
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru