Portal O Mandacaru

Edson Ferreira x Hélio Isaías, disputa em SRN para 2018

Eleições 2018 na região de São Raimundo Nonato, põe à prova o poder político da Família Ferreira

Créditos: Reprodução Hélio Isaías x Edson Ferreira Hélio Isaías x Edson Ferreira

A disputa para deputado estadual na região de São Raimundo Nonato em 2018 promete ser acirrada como há muito tempo não se vê. O representante do clã dos Ferreiras, deputado Edson Ferreira (PSD), disputa votos com Hélio Isaías (PP) num cenário bem diferente de outros pleitos. Dessa vez, a mulher de Hélio é prefeita da cidade, enquanto Edson está na oposição.

É verdade que essa não é a primeira vez que os Ferreiras disputam uma eleição estadual sem a prefeitura de São Raimundo Nonato nas mãos, mas será diferente. Em 2010, por exemplo, o prefeito era Padre Herculano, ferrenho rival da família Ferreira, mas Hélio Isaías não se beneficiava do poder municipal. Agora, ele é quem dá as cartas com a mulher na prefeitura.

Mas a dificuldade não é somente essa. A concorrência de Edson Ferreira será mais difícil porque Hélio, além de ter a prefeitura nas mãos, ainda é secretário estadual de Defesa Civil. A pasta é bastante estratégica do ponto de vista eleitoral em uma região castigada pela seca. Enfrentar uma casa que comanda a prefeitura e a Defesa Civil Estadual não é tarefa fácil.

A administração local vem tomamando decisões impopulares, tais como: fechamento de escolas e a tentativa da mudança de regime jurídico dos servidores municipais, o que pode refletir de forma negativa na eleição de Hélio Isaías. Não para por aí, uma série de denúncias ao Tribunal de Contas vem constrangendo a administração local, licitações duvidosas, cancelamento de licitações pelo TCE, falta de atendiemento médico e odontológico em Postos de Saúde, enfim, uma série de contratempos nestes primeiros oito meses de mandato. Tudo isso vale uma reflexão para as eleiçoes de 2018. 

O Deputado Edson Ferreira agora faz parte da base aliada do Governador Wellington Dias (PT), claro que, Hélio Isaías tem uma amizade de longa data e mais irrestrita com o governador, mas Edson soma forças com o irmão Avelar Ferreira que, hoje é Coordenador de Tecnologia e Inovação, podendo tirar proveito deste cargo e desenvolver trabalhos em prol do desenvolvimento de São Raimundo Nonato e do Piauí. 

É preciso considerar que o desempenho de Carmelita no comando da prefeitura do município poderá refletir na eleição de Hélio em 2018. Se a gestão não andar bem, Edson Ferreira pode ganhar um fôlego na concorrência. Duvidar da força política dos Ferreiras é algo que nenhum político experiente da região deve fazer. Vale a pena assistir de perto esta disputa saudável na busca por votos.

Fonte: Informações do Política Dinâmica
Editor: Luan Ribeiro

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru