Portal O Mandacaru

Governo doa van a associação de deficientes físicos de São Raimundo Nonato.

A entidade beneficiada foi a Associação São Raimundense de Deficientes Físicos (Asadef).

Créditos: portalsrn.com.br Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Governo do Estado, através da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), entregou, nesta segunda-feira (4), kits de equipamentos informatizados a dez novas associações que fazem trabalho junto a essa parcela da população. Com trabalhos em municípios como Ipiranga, Valença, Picos, Bertolínia e Paulistana, as organizações agora contam com notebook, impressora multifuncional, projetor, telão e uma câmera digital.

Para o secretário da pasta, Mauro Eduardo, os equipamentos estruturam as atividades realizadas por essas entidades de apoio e vêm para fortalecer sua autonomia. “A maioria dessas instituições não tem as condições mínimas para elaborar um projeto para captação de recursos. Esses equipamentos são para esse fim”, explicou o gestor da Seid.

Além dos kits foi entregue uma van adaptada com dez lugares, sendo três deles específicos para cadeirantes. A entidade beneficiada foi a Associação São Raimundense de Deficientes Físicos (Asadef). “Esse equipamento vai ajudar bastante a vida das pessoas com deficiência do município que fica a mais de 500 quilômetros da capital. Às vezes, essas pessoas ficavam impossibilitadas de vir a Teresina por falta de um veículo acessível para transportá-las”, destacou o secretário.

De acordo com a gestão da Seid, outros transportes adaptados estão sendo previstos para os municípios de Campo Maior e Corrente.

Educação inclusiva

Na área educacional, o Governo do Estado entregou 30 máquinas para braile ao Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas Portadoras de Deficiência Visual, o CAP, localizado no bairro Monte Castelo. Também foram disponibilizados para o centro pedagógico equipamentos soroban, que auxiliam no aprendizado de cálculos por pessoas com deficiência visual.

Na sexta (1º), foram entregues equipamentos para o Centro Especializado aos Deficientes Visuais (CAP) e a reforma e ampliação do Centro de Estimulação para Criança com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual (CES) para crianças que já nascem com a deficiência auditiva ou visual. O Estado ainda prevê para o primeiro semestre de 2018 o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) de Parnaíba.

Fonte: portalsrn.com.br
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru