Portal O Mandacaru

Landim critica falta de providências contra desmatamento na Serra das Confusões

O deputado Paes Landim criticou o descaso da esfera federal na preservação do Parque Nacional

Créditos: Reprodução Paes Landim Paes Landim

O deputado Paes Landim (PTB-PI) criticou o descaso da esfera federal na preservação do Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí. Segundo o parlamentar o Poder Executivo deixou o parque em situação de abandono e sem instrumentos para enfrentar a destruição causada pelo homem. O parque nasceu a partir de solicitação do deputado durante Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
 
“O governo federal não tomou providências até agora para dar ao parque sua estrutura definitiva, implementando seu plano de manejo e garantindo sua sustentabilidade. É um parque belíssimo, mas com o tempo as suas belezas vão se esvoaçando em razão de sua depredação”, ressaltou Paes Landim.
 
Dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o desmatamento na Mata Atlântica aumentou 57,7% entre 2015 e 2016. Desse total no Piauí, pelo quarto ano consecutivo, os maiores desmatamentos ocorreram nos municípios de Manoel Emídio (1.281 hectares), Canto do Buriti (641 hectares) e Alvorada do Gurguéia (625 hectares), todos próximos ao Parque Nacional Serra das Confusões.
 
“Sobrevoando-se a região da Serra das Confusões, visualizamos o triste quadro da existência de várias queimadas destruindo seu Parque Nacional, com a exploração devastadora de carvoarias”, criticou o deputado.

Fonte: ASCOM

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru