Portal O Mandacaru

Mais de 85 cidades piauienses não tem água para consumo humano

Fato foi declarado pelo secretário licenciado Hélio Isaías. Ainda bem que ele sabe

Créditos: Reprodução Hélio Isaías Hélio Isaías

O secretário licenciado da Defesa Civil, deputado Hélio Isaías, disse que 87 municípios do interior piauiense estão em situação de emergência devido à falta de água para consumo humano. Segundo ele, estão sendo aplicados recursos federais e estaduais em medidas paliativas, mas uma solução definitiva só vai acontecer após a chegada das chuvas para que os reservatórios sejam reabastecidos.

“Estamos no sexto ano consecutivo de seca no Piauí e em todo o Nordeste. Nossos reservatórios estão todos com capacidade abaixo de 10%. O abastecimento urbano está comprometido, mas a Defesa Civil está agindo. Em São Raimundo Nonato estão sendo aplicados R$ 15 milhões do Ministério da Integração em uma adutora que vai beneficiar nove municípios”, disse o deputado.

Em Pedro II o açude Joana secou e a solução está sendo a construção de uma adutora saindo do açude Caldeirão, em Piripiri. Enquanto a obra não fica pronta estão sendo providenciados carros-pipa, a perfuração de poços e a construção de pequenas barragens. As mesmas medidas também estão sendo aplicadas em Curimatá, onde a população reclama que não tem água para as necessidades básicas.

Fonte: portalaz.com.br
Editor: Evandro Júnior

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru