Portal O Mandacaru

Niéde Guidon e sua hercúlea obra

Serra da Capivara ganha Museu da Natureza com quase 14 milhões de reais investidos na economia local

Créditos: Tiago Queiroz/Estadão Arqueóloga Niéde Guidon Arqueóloga Niéde Guidon

O significado do adjetivo hercúleo vem do próprio Hércules, herói da mitologia grega. Assim, por extensão, podemos atribuir à palavra as características de Hércules; que é extraordinário, excepcional, fabuloso como Hércules. Que possui uma força fora do comum; valente ou que denota heroísmo, grandiosidade.

Não existe melhor definição para a obra de Niéde Guidon, 84 anos, 40 deles dedicados ao semiárido do Piauí. Depois de criar um parque magnifico, hoje com a melhor infraestrutura de visitação do Nordeste, e construir o Museu do Homem Americano, ela não se deu por satisfeita.

Veio então o Centro Cultural Sérgio Motta e a sugestão para implantação do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco em São Raimundo Nonato com o primeiro curso público de graduação em arqueologia do Brasil. Incansável e lutando contra “todos”, tirou do papel um inacreditável aeroporto.

Agora, quando sua obra parecia consolidada, formando gerações de pesquisadores e técnicos, gerando renda de forma sustentável na zona de entorno do parque, mostrando na prática como se faz uma revolução social, econômica, cultural e ambiental, ela surpreende com o Museu da Natureza.

Peça “final” desse Puzzle (espécie de jogo de montar peças), o Museu da Natureza, obra de R$ 13,7 milhões financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), completa o desenho de uma região estruturada para o futuro que parece promissor.

Projetado para apresentar à história natural do planeta, desde o surgimento da vida até a fauna e flora contemporânea, o museu agregará o conteúdo biológico de 4 décadas de pesquisas multidisciplinares na área arqueológica de São Raimundo Nonato através da Fundação Museu do Homem Americano.

O prédio físico do novo museu ficará na zona rural do município de Coronel José Dias (veja foto) tendo como vista panorâmica as belas formações geológicas que marcam a fronteira entre a Planície do São Francisco e a Bacia Sedimentar do Parnaíba, tendo aos seus pés a exuberante mata da Caatinga.

Parabéns Niéde, sua obra não é apenas hercúlea, ela tem ares das conquistas de Arístocles, mais conhecido como Platão. Entre suas realizações no período clássico da Grécia Antiga ele fundou a Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Platão como Niéde era um racionalista, realista e idealista.

Outras informações:

www.brasil.gov.br/cultura/2013/12/bndes-aprova-r-13-7-milhoes-para-museu-da-natureza

Fonte: Informações do SaoRaimundo.Com

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru