Portal O Mandacaru

O destino inútil dos nossos impostos

Nos últimos três anos, o Congresso Nacional custou mais de R$ 700 milhões aos brasileiros

Créditos: Google Receita Federal do Brasil Receita Federal do Brasil

Na última semana do prazo estabelecido pela Receita Federal para a entrega da declaração de renda, os contribuintes estão fazendo as contas do quanto já pagaram de imposto no ano passado e quanto ainda terão de pagar. Não é pouco. O leão abocanha de 7,5% a 27,5% dos rendimentos dos brasileiros, dependendo da faixa de renda a qual pertençam.

Apesar de pagar muito imposto, o problema maior nem é o valor dispensado por cada brasileiro que trabalha honestamente, mas o que é feito deste dinheiro. Não bastasse todo o desvio de recursos públicos, desmascarado agora pela Operação Lava Jato, ainda há uma fatia considerável que é destinada para o financiamento de mordomias e privilégios inexplicáveis. O auxílio moradia pago a magistrados que moram no mesmo lugar onde trabalham é um deles. Outro exemplo é o valor destinado para a cota de cada parlamentar.

Embora apresente uma produtividade baixíssima, e de qualidade duvidosa, o Congresso Nacional custa muito caro à Nação. Levantamento da Operação Política Supervisionada mostra que, nos últimos três anos, foram gastos mais de R$ 700 milhões para a cota do exercício da atividade parlamentar, também conhecida como “cotão”.

Os maiores gastos são destinados à rubrica de divulgação do mandato, o que inclui a produção de vídeos, material gráfico, outdoor e até livros, simplesmente para fazer propaganda pessoal, de olho na eleição seguinte. Se fizessem um bom trabalho, com a apresentação e aprovação de projetos de lei que trouxessem algum benefício à vida da população, a divulgação viria naturalmente por meio dos veículos de comunicação. Como não é isso que acontece normalmente, os congressistas danam-se a gastar dinheiro do contribuinte à toa, aumentando ainda mais a indignação dos brasileiros na hora de prestar contas com a Receita.

Fonte: cidadeverde.com/Claudia Brandão
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru