Portal O Mandacaru

Prefeitos do extremo sul do PI estudam criação do "Consórcio de Saúde"

O encontro foi realizado na cidade de Avelino Lopes

Créditos: cidadeverde.com Foto: divulgação Foto: divulgação

Um encontro organizado pela Associação dos Prefeitos do Extremo Sul do Piauí reuniu gestores e outras autoridades para discutirem como fazer uma gestão compartilhada dos recursos, para reduzir custos e aumentar a eficiência. A entidade formada por 23 prefeituras se encontrou neste sábado(23) em Avelino Lopes.

Um dos assuntos que mais mereceu atenção foi a área da saúde, na qual querem criar um “consórcio de Saúde”. O tema foi levantado pelo deputado federal, Marcelo Castro (PMDB), que autorizou esta criação enquanto estava à frente do Ministério da Saúde. 

Segundo Marcelo, o consórcio objetiva buscar soluções para os problemas de saúde na região do extremo sul do Piauí, além de melhorar os serviços de saúde básica. O consórcio trabalhará para que determinados municípios, a serem definidos pela Associação, se tornem um grande polo para atendimento de saúde especializada, fazendo assim a descentralização do atendimento.  Tirando de Teresina a enorme demanda e ainda aproximando da população os serviços de saúde - o que melhorará o atendimento de toda a população. 

"Como Ministro da Saúde tive a oportunidade de ver e aprovar o Consórcio de Saúde, como uma das melhores coisas já realizadas no Brasil. Quero parabenizar a todos os prefeitos que estão envolvidos nessa luta em busca da criação do Consórcio de Saúde do Extremo Sul do Estado do Piauí, e também pelas lutas e conquistas nas melhorias das estradas, como a BR-135, exemplo da luta e da união dos prefeitos e dos líderes políticos da região. Estou com o povo, os prefeitos e todas a lideranças nesta luta", destacou Marcelo Castro.

Fonte: cidadeverde,com
Editor: Evandro Júnior

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru