Portal O Mandacaru

Prefeitura exonera comissionados e 150 devem perder o emprego

O decreto atinge ocupantes de funções comissionadas, prestadores de serviço temporários e outros

Créditos: cidadeverde.com Decreto municipal da prefeitura de José de Freitas-PI Decreto municipal da prefeitura de José de Freitas-PI

A Prefeitura de José de Freitas (PI), 48 quilômetros ao Norte de Teresina (PI), exonerou todos os servidores comissionados - exceto os secretários municipais e os quadros das secretarias de Educação e Saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial dos Municípios na última sexta-feira (3). Cerca de 150 pessoas devem perder os empregos. 

O decreto atinge ocupantes de funções comissionadas, prestadores de serviço temporários e servidores terceirizados, "sem prejuízo dos serviços essenciais do Município". 

A assessoria da prefeitura informou ao Cidadeverde.com que a exoneração inicialmente atingirá todos os servidores comissionados - cerca de 400 a 500 - mas, a partir de segunda-feira (6), os que atuam em serviços essenciais serão recontratados. A estimativa do Município é de que 150 comissionados não voltem aos cargos ocupados até semana passada. 

A prefeitura explicou ainda que têm dinheiro em caixa para pagar os servidores, mas os gastos com pessoal em José de Freitas precisam se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal. 

O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, publicou extensa carta nas redes sociais justificando a medida. "Ninguém é maior do que a lei e devemos cumpri-la, mas para isto são exigidas decisões difíceis do gestor como cortar despesas com folha de pessoal".

Fonte: cidadeverde.com
Editor: Evandro Júnior

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru