Portal O Mandacaru

São Raimundo comemorou 106 anos de emancipação politica

O dia foi marcado por algumas inaugurações, competições esportivas e shows musicais

Créditos: Ascom Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Muitas foram as comemorações em homenagem aos 106 anos de emancipação política da cidade de São Raimundo Nonato. As 6 horas da manhã da segunda-feira (25)  foi possível ouvir os fogos de artifícios que despertavam a população sinalizando que o dia seria de festa.

As 8 horas da manhã, populares e autoridades se reuniram na sede do executivo municipal para o hasteamento de bandeiras, momento em que foi cantado em sinal de respeito o Hino Nacional do Brasil e o Hino Municipal de São Raimundo Nonato.

As 10 horas da manhã começaram as inaugurações como forma de presentear o município e a população. A Primeira obra a ser inaugurada foi a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil Pedro da Silva Dias. A Unidade já existia desde a gestão passada, mas foi nessa gestão que recebeu a estrutura necessária para o pleno funcionamento.  O nome da Unidade de Acolhimento acontece em homenagem ao auditor fiscal Pedro Dias (in memóriam)  e pai da vereadora Ana Dias, que muito emocionada, agradeceu a prefeita Carmelita Castro em nome de toda a família. “Hoje é um dia especial para nós sanraimundenses e também para minha famílila, pois nossa gestora Carmelita nos concedeu um grande presente, que foi reativar e reestruturar a Unidade de Acolhimento que leva o nome do meu pai. Essa obra é muito importante para todo o município e esse olhar especial que você teve com este prédio, nos deixa muito feliz e emocionados, só temos a agradecer”.

O Conjunto Zé Lau, Coahb Portelinha, comemorava com banda e churrasco o calçamento que há muito era reivindicado, mas que somente na gestão da Carmelita Castro o sonho se tornou realidade. “Tem 30 anos que existe esse conjunto e somente agora, graças a prefeita Carmelita, a Portelinha ganhou o tão sonhado calçamento”, disse a comerciante Mauricélia, moradora da Cohab Portelinha.

Ainda na área de mobilidade urbana foi inaugurada a via que liga a Avenida João Dias (Av. dos Estudantes) até a BR 020, desafogando o trânsito do centro do município. A nova avenida recebe o nome de Agostinho de Castro, avó de Carmelita Castro, um dos maiores comerciantes da região, que em vida ajudou a desenvolver a economia, foi vice prefeito por duas vezes e juiz leigo do município. O recurso utilizado para a execução da obra foi  de emenda parlamentar da vice governadora e neta de Sr. Manoel Agostinho, Margarete Coelho, enquanto deputada estadual.

Finalizando a sequência de inaugurações Carmelita Castro inaugurou a Unidade Básica de Saúde do bairro Cipó, onde de acordo com o secretário Jussival Júnior, o local está pronto para começar os atendimentos. “Aqui é mais uma Unidade Básica de Saúde inaugurada, que recebe toda a estrutura necessária para um atendimento de qualidade para  a população. Um prédio todo reformado, bem estruturado que já passa a ser entregue com todos os equipamentos necessários, dispondo de e profissionais qualificados para melhor atender a população”.

Finalizando o dia Carmelita Castro participou de solenidade em homenagem a personalidades que sendo filhas de São Raimundo Nonato, ou não, se destacaram de alguma forma no exercício da profissão e contribuíram para o desenvolvimento do município. As pessoas foram homenageadas através de medalhas  e certificados, instituídos pela prefeita Carmelita através do decreto 067 de 14 de junho de 2018. As Medalhas possuem três categorias. Medalha honra a Dom Inocêncio, homenageando as pessoas em memória, Medalha Serra da Capivara para os que não são filhos da terra e Medalha Caatinga para os filhos da terra. Um dos homenageados foi a ex primeira dama Terezinha Ferreira em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e pelo Hino de São Raimundo Nonato, que é de sua autoria.

Fonte: Ascom prefeitura de São Raimundo
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru