Portal O Mandacaru

Seca "castiga" Município de Bonfim do Piauí; Prefeito faz apelo aos governantes

Um dos maiores açudes da região está vazio.

Créditos: Ascom Bonfim do Piaui Atual situação do açude municipal Atual situação do açude municipal

Nos últimos anos a região Nordeste, especificamente o Estado do Piauí vem sendo atingido pela seca e a mesma causando danos terríveis ao Estado como também afetando a população de um modo geral.

Em Bonfim do Piauí – PI não é diferente. A população vem sofrendo as consequências da seca, principalmente os moradores da zona rural, pois com a seca, a falta de água para beber e para a manutenção doméstica tem causado grandes preocupações para pessoas que moram nesse município.  Os animais e plantas estão morrendo com a falta de água, provocando grandes danos à natureza.

As autoridades municipais estão sendo cobradas pela população para que busquem ajuda ao Governo do Estado e aos órgãos competentes no sentido de encontrar soluções viáveis para amenizar a seca e o sofrimento da população, em especial ao homem do campo. Em Bonfim do Piauí, o Açude Bonfim fica no leito do Rio Piauí e foi iniciado a sua construção em 1911 e concluído em 1916, pelo Presidente da época, Marechal Hermes da Fonseca. O Açude Bonfim é de grande importância para a cidade e região, pois durante os 100 anos de existência ele secou três vezes. Hoje, o açude está totalmente seco, causando surpresa à população, pois este açude era referência em água na microrregião de São Raimundo Nonato - PI, onde ao redor de suas margens a população do município sempre teve o plantio de hortaliças para a própria sobrevivência e para vendê-las para a microrregião, gerando renda para o município.

O Açude Bonfim está morrendo por não preservarem suas margens. Com a seca dos últimos sete anos, o sustento das famílias que era retirado do mesmo tem ficado difícil. E por muitos anos o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) ficou cuidando desse açude. Nos anos 80, O DNOCS entregou esse açude aos cuidados do Estado e somente ano passado é que o Estado iniciou a recuperação da parede do Açude, mas os serviços não foram concluídos e o mesmo encontra-se totalmente seco no seu leito, causando grande prejuízo à região, principalmente aos criadores e vazanteiros que tiram dali o sustento das suas famílias.

Diante dessa situação em que o município de Bonfim se encontra, a Prefeitura Municipal vem tentando ajudar os moradores com o abastecimento de água através de poços existentes no município, onde essa água não é potável e serve apenas para os animais e para outras atividades domésticas. Na zona urbana, a água para beber está sendo abastecida pelos carros – pipas, através da Defesa Civil do Estado e, na zona rural está sendo abastecida pelo Exército.

Logo, o Poder Público Municipal faz um apelo aos governantes e aos órgãos competentes para que façam uma limpeza no Açude Bonfim, aproveitando que este se encontra vazio, desobstruindo a sua bacia para quando a chuva chegar, juntar água em abundância.

Fonte: Lucrécia Ribeiro/Ascom
Editor: Evandro Júnior

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru