Portal O Mandacaru

Sindicato entra com ação contra o governo por falta do repasse de recursos às clínicas

Hospitais e clínicas não estão atendendo pelo PLAMTA/IASPI, alegando atraso nos repasses

Créditos: Google Sede do Iapep Sede do Iapep

"A Comissão Gestora Interina está tomando as devidas providências junto com os advogados para tentar, da forma mais rápida possível, viabilizar esses atendimentos", afirma a diretora interina do Sindicato dos Servidores da Saúde Pública do Estado do Piauí (Sindespi), Dorinha Vieira. Hospitais e clínicas não estão atendendo pelo PLAMTA/IASPI, alegando atraso nos repasses por parte do Governo do Estado.

“Estamos vivendo um cenário muito triste. Mesmo com todos esses aumentos cobrado pelo PLAMTA, chegando a mais de 35% nos últimos anos, o servidor fica sem ter o serviço. A metade do salário do servidor da saúde é levada pelas cobranças, também o dos demais servidores públicos, e mesmo assim, ao bater na porta das clínicas, precisando de atendimento, eles recebem a notícia de que o atendimento foi cortado. Isso porque as clínicas não estão recebendo o repasse do Governo referente ao PLAMTA e ao IASPI. Estamos preocupados com essa situação, por isso estamos agilizando uma forma judicial para tentar reverter isso”, conta a diretora interina do Sindespi.

De acordo com Dorinha Vieira, os servidores sofrem por não conseguirem cuidar da própria saúde mesmo tendo mensalmente descontado em seus contracheques o referente ao plano de saúde. Com a suspensão no atendimento aos servidores, o setor jurídico do Sindespi decidiu ingressar com uma ação civil pública contra o Estado, solicitando o repasse correto dos recursos com o objetivo de restabelecer o atendimento aos associados do sindicato. 

“Os servidores estão sendo constrangidos ao chegarem às clínicas para ter o atendimento e não serem atendidos. Isso fragiliza mais ainda a sua saúde. Entramos com essa ação e esperamos que o repasse seja feito o mais breve possível e o atendimento regularizado”, diz o diretor jurídico do SINDESPI, Sérgio Ribeiro de Sá.

Fonte: portalaz.com.br
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru