Portal O Mandacaru

Sindicatos e população são contrários ao fechamento de escolas

Em Audiência Pública, população se posiciona contrária a ideia de fechamento das escolas

Créditos: Isag Júnior Audiência Pública Audiência Pública

Após as declarações da Secretária de Educação, os Sindicatos dos trabalhadores em educação estadual e municipal e a população em geral estão participando de uma Audiência Pública na Câmara Muncipal de São Raimundo Nonato sobre o fechamento de 07 escolas do município. Em sua entrevista, Nailer afirmou que a comunidade precisaria entender o fechamento das escolas e que, as aulas já começariam dia 07 de agosto já em novas escolas nucleadas. 

A Audiência Pública é um encontro feito na comunidade com a participação da população, a fim de buscar opiniões e soluções para as demandas sociais e ter acesso à resposta de pessoas públicas. Quando a comunidade é muito grande, normalmente a audiência é conduzida por pessoas de maior influência local, tomando o papel de porta-voz das demais opiniões. Mas ela também pode ocorrer em subgrupos, a fim de se discutir um assunto com maior profundidade.

Esse tipo de reunião existe para que todas as pessoas de uma comunidade possam participar do controle da Administração Pública. A convocação de uma audiência pode ser feita pelos mais diversos motivos, dentro de diferentes segmentos, como meio ambiente, licitações, contratos administrativos, permissão de serviços públicos, dentre outros assuntos. Prevista pela legislação brasileira, pode antevir a realização de uma função administrativa e serve como subsídio para o processo legislativo e judicial.

O problema maior encontrado na "Audiência Pública" é que, a voz dos Sindicatos e da população não estão sendo respeitadas, pois a Secretária afirma "a população tem que entender". A parte democrática da audiência é para a população se posicionar e a sua opinião ser aceita, não apenas aquelas que gerem o município. 

A população em geral das comunidades são contrárias ao fechamento das escolas. Em um depoimento emocionado, a mãe de uma aluna chegou a chorar com medo da sua filha sofrer com tais mudanças, pois ainda é criança e deve estar perto da família. A Presidente do SINTE, Vanda Aragão foi clara e objetiva, "sou contra o fechamento de toda e quaisquer escola". 

Fonte: Da Redação

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru