Portal O Mandacaru

TCU inaugura secretaria para fortalecer fiscalização de repasses federais no PI

A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (06)

Créditos: Google Tribunal de Contas da União - TCU Tribunal de Contas da União - TCU

A sede da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) foi inaugurada nesta segunda(06) em Teresina. Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), Olavo Rebelo, afirmou que a implantação desta sede dará mais rigor na fiscalização dos repasses do Governo Federal ao Estado e aos Municípios.

“Com essa inauguração ganha toda a sociedade piauiense, pois o TCU tem uma melhor estrutura para fiscalizar os recursos repassados. Assim, teremos com certeza o melhor controle desses gastos garantindo que os recursos sejam usados de maneira correta”, diz o presidente, que participou da inauguração. 

A Secretaria está localizada no bairro Jockey, na zona Leste. “Essa Secretaria vai fiscalizar mais de perto a aplicação dos recursos federais para que a sociedade realmente tenha os resultados esperados pelas políticas públicas pensadas para o Piauí”, acrescentou o secretário de Controle Externo, Luís Emílio Passos. 

“O TCU está estruturando as suas unidades em cada Estado. A gente vive em um momento crítico em que se mostrou muitos fatos irregulares, e isso também se deve a atuação dos órgãos de controle, como a questão da Lava-Jato, cada órgão na sua competência. Com essa unidade queremos que seja um marco para que os gestores fiquem mais atento para que o Piauí chegue a um patamar mais desenvolvido”.

A solenidade também teve a participação de importantes nomes como o do prefeito de Teresina, Firmino Filho, e dos ministros do TCU, Aroldo Cedraz e Marcos Bemquerer. 

Para o ministro Aroldo Cedraz a instituição busca fortalecer o controle social com a inauguração da Secretaria do Controle Externo do TCU no Piauí. Ele veio representando o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro.

“Essa ação fortalece o controle social justamente para que no futuro tenhamos um controle externo muito mais eficiente”, destacou o ministro, ressaltando a importância da Secretaria no combate à corrupção.

O prefeito Firmino Filho faz parte do quadro do TCU no Piauí. “Esse é um muito importante para o nosso Estado. Sou servidor dessa casa, fico em feliz de acompanhar o compromisso de melhorar os serviços prestados à população”, ressaltou. 

Fonte: cidadeverde.com
Editor: Evandro Júnior

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru