Portal O Mandacaru

Teresina recebe a Exposição Bordados da Caatinga

O evento está sendo organizado pelo produtor cultural Cristóvão Braga

Créditos: Cristovão Braga Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Nos próximos dias 18 e 19 de maio, Teresina receberá a exposição "Bordados da Caatinga". O evento organizado pelo produtor cultural, Cristóvão Braga, contará com a presença da presidente da Fundação Ruralista, Maria da Conceição Leal, e trará um rico material confeccionado por mais de 700 bordadeiras, todas da cidade de Dom Inocêncio, conhecida como a terra do bordado, localizada a 623km da capital Teresina.

Os bordados já bem admirados pelo Brasil, também fazem sucesso há algum tempo fora do país. Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Inglaterra são alguns exemplos de locais apaixonados por essa arte que traz todo o encanto, o talento e a beleza do Piauí.

O projeto "Bordados da Caatinga" foi criado pela Fundação Ruralista, em 2001, já passou por diversas feiras dentro e fora do país, e busca a melhoria das condições de vida das mulheres artesãs por meio da consolidação dos processos de capacitação, produção e comercialização dos bordados típicos da região, onde encontram uma forma de conviver com a seca do sertão, pois a arte é uma das importantes fontes de renda nos períodos de estiagem.

Para isso, a Fundação presta assistência aos núcleos de produção, com o apoio na infra-estrutura produtiva; na viabilização para comercialização dos produtos artesanais, no mercado nacional e internacional, além de praticar o cooperativismo.                                                                                                                                      

"Temos uma enorme satisfação em ajudar a divulgar um projeto tão grandioso. Na Caatinga a produção de bordados é a ocupação produtiva mais estável, uma vez que não depende da ação do tempo, e por isso, assegura a manutenção da família, ou seja, uma ação de grande importância", destaca o idealizador do evento, Cristóvão Braga.

Além de apreciar o talento de cada artesã, o público também poderá adquirir as peças apresentadas no local. A exposição "Bordados da Caatinga" acontecerá das 10h às 21h, na Cafeteria O Guarany, localizado na Avenida Irapuan Rocha, 1212, no bairro Jockey Club, em Teresina. 

Mais Informações:

Cristóvão Braga: 86.99913-3520 (WhatsApp)

89.981150131

Cafeteria O Guarany: 86.3233-3311

Fonte: Cristovão Braga
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2018 - Portal O Mandacaru