Portal O Mandacaru

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel e ordena transferência de embaixada americana

"Meu anúncio marca o começo de uma nova abordagem no conflito entre Israel e palestinos"", diz Trump

Créditos: Alex Wong/Getty Images/AFP O presidente dos EUA, Donald Trump O presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6) que reconhece Jerusalém como capital de Israel e que pediu ao Departamento de Estado que inicie o processo de transferir para lá a embaixada americana atualmente instalada em Tel Aviv.

O anúncio foi feito um dia após diversos apelos da comunidade internacional para que a decisão não fosse tomada. O reconhecimento da cidade como capital é considerado polêmico, uma vez que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado, e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

"Meu anúncio marca o começo de uma nova abordagem no conflito entre Israel e palestinos", anunciou Trump no início de seu discurso feito na Casa Branca.

Trump afirmou que os EUA estão "profundamente comprometidos" em facilitar um "acordo de paz aceitável" tanto para israelenses como para palestinos e em apoiar uma solução de dois Estados no Oriente Médio, caso os dois lados queiram isso.

Fonte: G1
Editor: Evandro Jr.

Copyright 2017 - Portal O Mandacaru